Vacina da Gripe!!!

A gripe suína, causado pelo H1N1, acabou chegando antes do previsto este ano; ainda não sabemos exatamente os motivos. Até o momento, 29 pessoas morreram em 2016 no Brasil por causa de complicações relacionadas à gripe provocada pelo vírus H1N1 – também conhecida como gripe suína.

No total, o Ministério da Saúde já registra 187 casos. A maior incidência é na região Sudeste do Brasil. Na maioria das vezes as formas mais graves da doença aparecem em crianças menores de 5 anos, idosos e portadores de doenças crônicas e não está sendo diferente no atual surto no sudeste do Brasil.

Os vírus H1N1 e influenza estão sempre circulando nos meses mais frios do ano e por isso devemos ficar atentos com a prevenção.

Para a nossa proteção devemos sempre ter cuidados para diminuir a transmissão do vírus com a lavagem das mãos, uso de álcool gel, evitar aglomerações, manter os locais bem ventilados, evitar colocar as mãos em locais que possam estar contaminados e proteger sua boca ( de preferência com lenços de papel) ao tossir e espirrar. Além disso, não podemos deixar de lembrar das vacinas. Hoje temos dois tipos de vacinas no mercado:

Vacina Trivalente: Protege contra H1N1 e 2 outros tipos de vírus que causam gripe. Pode ser feita em gestantes e em crianças acima de 6 meses de idade. Serão distribuídas nos postos de saúde a partir de 30/04 para grupos de risco.

Vacina Tetravalente: Protege contra H1N1 e 3 outros tipos de vírus que causam gripe. Existem 2 laboratórios que fazem a vacina

Tetravalente: GSK – vacina já disponível em algumas clínicas particulares. É indicada a partir de 3 anos de idade. Não esta indicada para gestantes.

SANOFFI – vacina com previsão de chegada nas clínicas na segunda quinzena de abril. É indicada a partir de 6 meses de idade e também para gestantes.

A resposta imunológica do organismo começa a partir do momento em que a vacina é feita e atinge o seu ponto máximo de proteção 15 – 20 dias após a aplicação – por isso devemos fazer a vacina assim que possível. Se você tem um bebê em casa com menos de 6 meses, tente se vacinar e vacinar todos que tenham contato com ele. Esta é a forma mais adequada de protegê-lo.

É sempre bom lembrar que a vacinação da gripe nos protege em torno de 1 ano e por isso, as pessoas que fizeram o ano passado devem ser vacinadas novamente este ano.