Imunoterapia | O que é?


As alergias são um problema de saúde comum em todo o mundo, afetando milhões de pessoas a cada ano. Elas podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo alimentos, medicamentos, substâncias químicas e agentes ambientais, como pólen, ácaros e epitélio de animais. Os sintomas alérgicos incluem espirros, coceira, vermelhidão, inchaço e coriza nasal.

Embora existam outros tratamentos disponíveis, a imunoterapia alérgeno específica tem se mostrado uma opção eficaz para muitas pessoas. Neste texto, vamos explorar o que é a imunoterapia alérgeno específica, como ela funciona e quais são seus benefícios.

O que é imunoterapia alérgeno específica?

A imunoterapia alérgeno específica é um tratamento que ajuda a diminuir a resposta do sistema imunológico a um alérgeno específico, como ácaro ou epitélio de animais. Esse tipo de terapia é realizado por meio de injeções regulares subcutâneas ou gotas sublinguais que contêm pequenas quantidades do alérgeno, com o objetivo de ajudar o sistema imunológico a se acostumar com a substância e, assim, reduzir ou eliminar os sintomas alérgicos.

A imunoterapia alérgeno específica funciona expondo o sistema imunológico a quantidades crescentes do alérgeno, com o objetivo de aumentar a tolerância do organismo à substância. Esse tratamento deve ser feito por 3 a 5 anos, dependendo da gravidade da alergia e da resposta individual do paciente ao tratamento.

Durante o tratamento, da Imunoterapia Subcutânea o paciente recebe injeções regulares contendo quantidades crescentes do alérgeno. Essas injeções são geralmente administradas uma vez por semana durante a fase inicial do tratamento e, posteriormente, a frequência pode ser reduzida para uma vez por mês.

Já na Imunoterapia Sublingual, o paciente recebe doses crescentes do alérgeno através de gotas na mucosa sublingual ou entre o lábio e a gengiva. A medida que o paciente recebe o tratamento, o sistema imunológico inicia produção de anticorpos e interleucinas que ajudam na tolerância do indivíduo àquele alérgeno.

Benefícios da imunoterapia alérgeno específica

A imunoterapia alérgeno específica pode trazer uma série de benefícios para as pessoas que sofrem de alergias. Alguns dos principais benefícios incluem:

  • Redução dos sintomas alérgicos: como espirros, coceira e coriza nasal, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
  • Prevenção de futuras reações alérgicas: ajuda o sistema imunológico a tolerar o alérgeno. Isso significa que, uma vez que o tratamento seja concluído, o paciente pode estar menos propenso a sofrer reações alérgicas por vários anos.
  • Alívio de sintomas de asma: A imunoterapia alérgeno específica também pode ajudar a aliviar os sintomas de asma e ajudar no seu controle ao reduzir a resposta do organismo ao alérgeno.
  • Redução da necessidade de medicação: A imunoterapia alérgeno específica pode ajudar a reduzir a necessidade de medicamentos para controle dos sintomas alérgicos, como antihistamínicos e descongestionantes. Isso pode ser particularmente benéfico para pessoas que sofrem de efeitos colaterais desses medicamentos ou que têm dificuldade em controlar seus sintomas com medicação.

Como é realizada a imunoterapia alérgeno específica?

A imunoterapia alérgeno específica é geralmente realizada em um local apropriado com as medidas de seguranças adequadas, para tratar possíveis reações. O tratamento é personalizado para cada paciente e pode variar em duração e frequência, dependendo da gravidade da alergia e da resposta individual do paciente ao tratamento.

A terapia começa com uma avaliação médica completa, incluindo histórico médico e testes de alergia para identificar os alérgenos específicos que afetam o paciente. Em seguida, o paciente é exposto a quantidades crescentes do alérgeno, começando com uma dose muito baixa e aumentando gradualmente até uma dose de manutenção.

As injeções geralmente são administradas uma vez por semana durante a fase inicial do tratamento e, posteriormente, a frequência pode ser reduzida para uma vez por mês. Cada injeção é administrada no braço e é acompanhada de um período de observação de cerca de 30 minutos para garantir que o paciente não apresente reações adversas mais importantes.

O tratamento deve ser feito por 3 a 5 anos normalmente.

É importante lembrar que a imunoterapia alérgeno específica é um tratamento a longo prazo e requer comprometimento por parte do paciente.

Quais são os riscos e efeitos colaterais da imunoterapia alérgeno específica?

Como em qualquer tratamento médico, a imunoterapia alérgeno específica apresenta riscos e possíveis efeitos colaterais. Alguns dos possíveis efeitos colaterais incluem:

  • Reações locais no local da aplicação, como vermelhidão, inchaço e dor no local.
  • Reações sistêmicas, como urticária, coceira e falta de ar e em casos raros até mesmo anafilaxia.
  • No caso da imunoterapia sublingual as reações são menos comuns e costumam ser mais na mucosa oral.

É importante lembrar que os efeitos colaterais graves são raros e que a maioria dos pacientes tolera bem a imunoterapia alérgeno específica. É importante informar ao médico sobre qualquer reação após a injeção ou gotas sublinguais, para que ele possa ajustar a dosagem ou em raros casos interromper o tratamento.

Quem é um candidato adequado para a imunoterapia alérgeno específica?

A imunoterapia alérgeno específica é mais comumente recomendada para pacientes que sofrem de alergias sazonais graves ou de longo prazo, como rinite alérgica, asma, conjuntivite alérgica e dermatite atópica. Também pode ser recomendado para pessoas que têm dificuldade em controlar seus sintomas com medicamentos ou que sofrem de efeitos colaterais dos medicamentos ou ainda que não querem utilizar medicações por longos prazos.

Antes de começar o tratamento, é importante passar por uma avaliação médica completa para determinar se a imunoterapia alérgeno específica é apropriada para você. Algumas das condições que podem impedir o tratamento incluem:

  • Asma não controlada
  • Doenças autoimunes, como lúpus ou artrite reumatoide em atividade
  • Infecções crônicas, como HIV ou hepatite
  • gravidez e uso de beta bloqueadores devem ser avaliados individualmente

Se você está considerando a imunoterapia alérgeno específica, converse com seu médico para determinar se é uma opção adequada para você.

Conclusão

A imunoterapia alérgeno específica é uma opção de tratamento eficaz para pessoas que sofrem de alergias. O tratamento ajuda a reduzir os sintomas alérgicos, prevenir futuras reações alérgicas e reduzir a necessidade de medicamentos para controle dos sintomas. Embora apresente alguns riscos e efeitos colaterais, a maioria dos pacientes tolera muito bem o tratamento e pode desfrutar de uma melhor qualidade de vida após a conclusão do tratamento por muito anos (em torno de 8 a 10 anos).

Esse tratamento deve ser realizado por médico especialista em alergia e imunologia com RQE na área (registro de qualificação de especialidade)

Se você está considerando a imunoterapia alérgeno específica, converse com seu Alergista para determinar se é uma solução eficaz para ajudar você a viver com menos sintomas alérgicos e a ter uma vida mais saudável e feliz