Ícone do site Dra. Daniela T. Rigotto Bannwart

O papel do Alergista e Imunologista

A doença alérgica acompanha o homem desde os primórdios, é muito comum e pode se desenvolver em qualquer idade. A hereditariedade tem papel importante no desenvolvimento das doenças alérgicas. Quando os pais são alérgicos a criança tem cerca de 70% de chance de ser alérgica também.

Os sintomas das doenças alérgicas são resultados de eventos que envolvem o Sistema Imune, que se caracteriza por ser um conjunto de órgãos, células e moléculas responsáveis pela defesa do nosso organismo contra doenças.

São vários os sintomas das doenças alérgicas e para que eles ocorram é necessário o contato com alérgenos ( substâncias consideradas estranhas para o organismo). Estes alérgenos desencadeiam reações em indivíduos predispostos. São exemplos de alérgenos os ácaros da poeira de casa, pólens, epitélios de animais ( ex: pêlos de cachorro, gato…), insetos, fungos entre outros.

O médico alergista e imunologista é treinado para prevenir, diagnosticar e tratar as doenças alérgicas como asma, rinite, dermatites de contato, dermatite atópica, urticária, angioedema, alergias alimentares, imunodeficiências entre outras doenças.

Os estudos tem mostrado que os pacientes que acompanham regularmente com especialista apresentam menor necessidade de procurar Pronto Atendimento e conseguem ter maior capacidade para manejar sua própria doença no dia a dia.

Sair da versão mobile