O que dizer após um ano de pandemia!?

Em meio a tantas mortes por COVID19 e colapsos  no sistema de saúde, conseguimos através da ciência também resultados positivos.

Israel divulgou no New England Journal of Medicine resultados de uma pesquisa que avaliou a vacinação em massa entre 20 de dezembro e 1o de fevereiro de 2021.

Seu sistema de saúde organizado e o uso de tecnologia permitiram rastrear os pacientes imunizados. Este estudo incluiu cerca de 1,2 milhão de pessoas e concluiu que a vacina da Pfizer/ BioNTech reduz em 94% o número de casos sintomáticos em todas as faixas etárias.

Infelizmente no Brasil o cenário está muito longe de um final feliz. Vemos hoje pessoas morrendo, falta de leitos em hospitais, falta de leitos em UTI, profissionais da saúde esgotados e colapso visível do nosso sistema de saúde.

Entendo perfeitamente que já estamos cansados após uma ano de pandemia, mas infelizmente não podemos, de modo algum afroxar os cuidados.

É preciso mais do que nunca:

  • Manter as medidas de higiene (higiene respiratória e das mãos).
  • Usar máscara e lembrar que sua proteção é muito importante se usada corretamente.
  • Manter o distanciamento social

O momento NÃO é para encontros, festinhas e aglomerações.

Devemos fazer nossa parte e agirmos com consciência! Ter empatia, solidarizarmos e protegermos uns aos outros.

Estamos sim, inacreditavelmente, após um ano de pandemia, no pior momento! Realmente não estamos diante de uma gripezinha como muitos insistem…

Infelizmente não temos tratamentos que evitem a evolução da doença! Temos a esperança da vacinação, mas precisamos que ela chegue para o maior número de pessoas o mais rápido possível.

Diante disso, entendo, que quem puder Fique em casa! e quem não puder mantenha todos os cuidados necessários para este momento delicado!

Não podemos nos conformar com tantas mortes, com tantos desgovernos!

A economia é importante SIM, mas sem saúde não teremos a retomada dela!