Por que vacinar?

Se pensarmos em um mundo com doenças e sem vacina, temos sempre uma balança pendente ao lado negativo, com um cenário muito ruim.

Um exemplo disso são as mortes por COVID19 que temos hoje, mais de 200 mil mortes sem a vacinação!

Comparando este cenário com um mundo cuja vacina tem proteção de 78% para casos leves e 100% ( eu disse 100%) para casos graves, não teríamos nenhuma morte! Conseguem ver a diferença?

Mas e se eu não adquirir anticorpos com a vacina? Nesse caso, você, com certeza deve ser o maior propagador da vacinação como um bem coletivo já que sua saúde dependerá das pessoas a sua volta estarem vacinadas. A imunidade de grupo, é a proteção do não vacinado!

Um fato muito importante é que neste primeiro momento, nossas crianças dependerão disso também, já que inicialmente não poderão ser vacinadas.

Mas as crianças têm formas leves, não é? Sim, as crianças em sua grande maioria das vezes tem formas leves, porém, existem aquelas que podem apresentar, mesmo que raramente, formas mais graves da doença e estarão mais protegidas com vacinação coletiva!

Mas e os efeitos adversos?

São raros e não devem impedir a vacinação de modo geral. Além disso, temos como tratá-los de maneira eficaz.

Também é importante lembrar neste post que na pandemia de Covid19, estima-se que mais de 70% das pessoas precisam estar imunes para frear a circulação do vírus.

Dessa forma, não podemos deixar que um medo sem motivo ou pautado em “achismos” impeça a vacinação e consequentemente a proteção da população. Não podemos deixar que informações infundadas sobressaiam a ciência!

Precisamos estar pautados na ciência, que como eu já disse, ao meu ver, é uma grande dádiva de Deus!

Devemos sempre levar informação de valor e pautadas na ciência, combatendo notícias falsas!