Reações à vacinas

Você sabia que as reações a vacinas são muito raras?

Mais ou menos 1: 50000 a 1: 100000 doses da vacina A anafilaxia (evento grave e que pode ser fatal) é mais raro ainda. Em torno de 1:100000 a 1: 1000000 doses aplicadas da vacina.

As reações normalmente são imediatas (mecanismo mediado pelo Anticorpo IgE) e podem causar desde sintomas na pele até mesmo anafilaxia.

Devemos lembrar que também existem reações que não são alérgicas como a reação local, vermelhidão, febre, dor e mal estar.

As reações alérgicas podem ocorrer a vários componentes como por exemplo:
o próprio Antígeno o meio utilizado para cultura da vacina (Ex: ovo), estabilizadores (gelatina), adjuvantes alumínio), antibióticos preservativos, látex.

Os componentes mais comuns são ovo, gelatina e látex.

Porém, ainda assim, devemos evidenciar que os pontos positivos da vacinação são muito mais importantes! Podemos exemplificar essa situação com a erradicação de doenças como o Pólio e a diminuição drástica de outras. Um exemplo disso, é a volta do Sarampo após as quedas da vacinação!

Fico muito triste e preocupada quando observo que esses efeitos raros acabam se tornando mais importantes e muito mais comentados do que a importância que a vacinação tem em SALVAR VIDAS!

Se inscreva e acompanhe meus vídeos semanais.

Você pode fazer o agendamento online, ou através do Whatsapp 14 99737-4003

*Devido ao covid-19, estou atendendo através de teleconsultas com toda a estrutura de acordo com o Ministério da Saúde.