Repelentes

Em tempos de Dengue, Zika virus e Chikungunya é muito importante sabermos como devemos utilizar os repelentes.

Para os bebês com menos de 6 meses não se deve utilizar nenhum tipo de repelente. A proteção deve ser feita mantendo as portas bem vedadas, janelas com telas. Os carrinhos de bebês, berços e bebê conforto devem ser utilizados com mosquiteiros, cujos poros não devem ultrapassar 1,5mm.

As vestimentas devem ser adequadas, dando preferencia para cores claras e roupas com magas e calças compridas aumentam a proteção. O uso de perfumes podem atrair mosquitos e por isso devem ser evitados

Nos períodos de nascer o por do sol devemos manter as janelas fechadas, pois dessa formas podemos evitar a entrada de muitos mosquitos. Os mosquitos como Aedes atacam mais nas primeiras horas da manhã e final de tarde, mas podem picar a noite se houver suficiente luz artificial.

A detetização das casas pode ser recomendada desde que as medidas de afastamento da casa e limpeza posterior sejam seguidas adequadamente.

Os repelentes elétricos com liberação de inseticidas são úteis e diminuem a entrada de mosquitos quando colocados perto de portas e janelas. Deve-se ter especial cuidado com os repelentes liquidos ja que podem ser retirados da tomada e acidentalmente engeridos pelas crianças. Aparelhos ultrassônicos ou que emitem luzes não possuem eficácia comprovada. As velas de andiroba podem ser utilizadas na tentativa de previnir picadas do Aedes Aegypti.

Os repelentes a base de IR3535 tem menos efeitos tóxicos sobre os bebês e pode ser usado nas crianças acima de 6 meses. Ele pode ser encontrado em produtos como Skin 20, soft (Avon) e loção antimosquito ( Johnson’s Baby). Existe ainda o óleo de citronela, um repelente natural utilizado há decadas, porem com baixa eficácia.Seu efeito dura de 20 minutos ha 2 horas e deve ser utilizado em crianças maiores de 2 anos. Ainda para as crianças maiores de 2 anos podemos utilizar repelentes a base de DEET e Icaridina. Os repelentes a base de DEET são muito comuns nos produtos brasileiros e podemos encontrá-los nas marcas off kids, super replex kids. O icaridina é uma outra opção para as crianças maiores de 2 anos, encontrada em produtos como Exposis infantil ( pode garantir ate 10h de proteção).

As crianças não devem se autoaplicar repelentes e nem dormir com repelentes, dando preferencia a roupas compridas e mosqueteiros. Com relação a exposição a solar, devemos lembrar que deve-se aguardar 20 minutos apos a aplicação do protetor solar para que ocorra sua absorção adequada e ai então ser aplicado o repelente. Contudo, o mais importante ainda são as medidas preventivas que evitem a proliferação do Aedes aegypti, poque somente dessa maneira podemos impedir a propagação das doenças causadas por este mosquito.

Estarei te esperando para uma consulta.