Ícone do site Dra. Daniela T. Rigotto Bannwart

Será que existe reação a corantes e aditivos alimentares?

Sim, existe reação a corantes e aditivos, porém elas são extremamente raras, menos que 1%.

Culpar os corantes e aditivos na maioria das vezes não deve ser verdadeiro e portanto devemos desmitificar essa informação.

Com certeza existem muitos aditivos alimentares, certamente mais de 4000, porém a implicação de aditivos como sulfitos, glutamato monossódico, tartrazina e vermelho carmim na clínica alérgica é rara.

A trartrazina e o corante vermelho carmim podem ser encontrados em balas, sucos artificiais e gelatinas poe exemplo. O glutamato monossódico pode ser identificado em temperos como o famoso caldo de galinha e caldo de carne.

Os sulfitos são os aditivos alimentares com maior relato de reações de urticária, exacerbações de asma e até mesmo anafilaxia, contudo, ainda muito raras. Eles são encontrados especialmente como preservativos de alimentos como frutas desidratadas, vinhos e alguns sucos. O FDA nos EUA exige a rotulagem de qualquer alimento ou bebida com mais de 10 partes por milhão de sulfitos.

Dessa forma, antes de culpar os adidivos e conservadores é muito importante que consulte o em alergia e para ter um correto.

Sair da versão mobile