Vacinas

As vacinas podem ser atenuadas ou inativadas ou ainda apresentar uma proteína ao Sistema Imunológico, que é o o caso das vacinas para COVID19 disponibilizadas para o Brasil até o momento. Seriam a proteína M da Spike do vírus. Essa apresentação pode ser feita através de um peptídeo sintético, ou através de um vetor viral, DNA ou RNA.

No Brasil estamos próximos das vacinas de vírus inativado (CORONAVAC – BUTANTAN) e também da vacina cuja apresentação ocorre através de um vetor viral (Vacina de OXFORD- FIOCRUZ)

Espero muito que possamos tomar a vacina em breve!

Contudo, não devemos nos esquecer que mesmo após a vacinação teremos que continuar com a medidas de segurança (medidas de higiene, álcool 70 e máscaras e distanciomento social), já que no primeiro momento não teremos vacinação para todos.

Além disso, para que o nosso corpo produza os anticorpos também temos que aguardar vários dias(em torno de 15 – 20 dias)

Também devemos lembrar que existem vacinas que oferecem imunidade duradoura por longos anos e outras, como a da gripe, que devem ser feitas anualmente. No caso da COVID19 não temos como afirmar por quanto tempo teremos a resposta à vacina ou à própria infecção natural. Contudo, sempre é bom ressaltar a importância da vacinação e o quanto ela é segura e eficaz!

Fico muito feliz com este milagre da ciência que é a vacina!