Você sabe quem precisa da caneta de adrenalina?

Você já ouviu falar em adrenalina auto injetável? Sabe quando você deve portar este tipo de dispositivo?

Todos os pacientes que tem risco de anafilaxia ( reação grave IgE mediada) por exposição acidental ao alérgeno deve ter seu plano de ação feito pelo alergista e portar adrenalina.

Isso mesmo! Todos os paciente que tem  risco de reação anafilática devido ter alergia  IgE mediada ao leite e outros alimentos, alergia a abelha, vespa ou formiga, medicações devem portar a caneta de adrenalina.

Esses pacientes devem saber reconhecer uma reação anafilática mesmo que ela não seja grave!

Então mesmo que eu não tenha edema de glote ou choque anafilático devo utilizar!?

SIMMMMM

Sinais ou sintomas em 2 ou mais órgãos ( Exemplos: urticaria e chio de peito/ falta de ar e vômitos/ sintomas de pele e dor abdominal intensa), minutos até 2h após a exposição ao alérgeno devem ser tratados com adrenalina.

Mas não posso somente usar o antialérgico e o corticoide oral??

NÃOOOOO

Infelizmente nós não conseguimos prever aquela reação que não terá um desfecho ruim e por isso é tão importante  entender o tratamento adequado para cada caso! Muitas vezes o uso dessas medicações dão certo devido a quantidade de histamina não ter sido tão importante por exemplo, contudo, só saberemos disso após já termos o desfecho. Será que vale a pena pagar para ver? Em se tratando de um desfecho que pode ser fatal, realmente não vale a pena pagar para ver!

Portanto:

Consulte seu alergista!

Tenha seu plano de ação e saiba quando você deve utilizar  este dispositivo tão importante para os pacientes alérgicos!